top of page

9 dicas de Marketing Pessoal

Já parou pra pensar em como você faz suas compras no supermercado ou o que te faz escolher uma determinada marca sem conhecer o produto?

Tenho certeza que uma das respostas que te veio na cabeça, além da marca, é a comunicação visual na embalagem do produto. Afinal, temos no nosso subconsciente que o que nos aparenta ser bonito, normalmente é melhor. No marketing pessoal a coisa não é muito diferente, principalmente se formos pensar na primeira impressão que passamos às pessoas, pois, nosso visual não deixa de ser nosso cartão de visitas. Mas será que é só isso que conta mesmo? Separamos 9 dicas para complementar o seu posicionamento e aperfeiçoar o seu Marketing Pessoal.

1. Vista -se apropriadamente: A primeira impressão é a que fica, então porque deixar de impressionar? Manter-se com vestimentas apropriadas para cada ocasião e com boa postura, garantem que a primeira lembrança será positiva, principalmente se não houver oportunidade de conversa num primeiro momento.


2. Capriche no discurso: Esteja sempre seguro daquilo que você vai dizer, fale com calma e da forma mais clara possível. Não adianta de nada querer participar da conversa simplesmente por participar, isso inclusive pode passar uma sensação de desespero para ser notado. Então, sempre que não puder falar ouça atentamente, isso passa a ideia de disponibilidade de aprendizado e de respeito com quem discursa.


3. Mantenha o bom humor: Por pior que possa parecer qualquer situação, não deixe que isso tome conta de você. Respire e mantenha a calma, a resiliência é uma ótima ferramenta de empoderamento, além de ser uma ótima prevenção para que você demonstre sentimentos ou reações negativas sem que haja de fato necessidade.


4. Invista no seu currículo: Faça cursos sempre que puder, e se houver a chance de realiza-los presencialmente melhor ainda. Além de adquirir conhecimento, palestras e workshops são uma ótima fonte de divulgação pessoal sem contar que isso passa a mensagem de que você está sempre aberto a novos conhecimentos.


5. Retorne a todos os contatos: Lembra daquele velho ditado de que a melhor propaganda é o boca a boca? Sempre que você deixa de responder ou retornar uma mensagem – por mais simples que ela seja – isso causa um certo mal-estar para esse contato. Imagina que chato Postagem Blog 9 dicas de Marketing Pessoal se alguém pede uma indicação sua e ele diz que você não responde as mensagens? Isso passa uma imagem negativa.


6. Seja um bom exemplo: Tenha em mente pelo menos três pessoas que te inspiram. Agora imagine que você é uma dessas três referências para outra pessoa. É muito boa a sensação de ser um agente inspirador, então seja sempre honesto e humilde. Tenho certeza que as pessoas que você escolheu possuem pelo menos uma dessas qualidades.


7. Não se exponha gratuitamente: O exemplo mais claro é a situação atual da pandemia: se não tem a necessidade de sair, fique em casa, certo? O mesmo vale para a sua imagem. Não vá a eventos apenas por ir, não poste informações pessoais sem relevância na internet e não se manifeste se não tiver certeza daquilo que você irá dizer. As vezes é melhor ficar esquecido por um minuto do que com uma imagem negativa para sempre.


8. Elogie os concorrentes: Imagina que loucura seria se a Coca-Cola falasse bem da Pepsi. É claro que a Coca já tem uma bela campanha de publicidade e é uma grande referência de refrigerante. Mas isso não te faria lembrar dela com um certo carinho? Uma boa forma de se posicionar dentro do seu meio é mostrar que você é humilde o suficiente para reconhecer as qualidades do seu concorrente, além é claro de que se eles souberem que você está falando bem deles quando surge a oportunidade, eles vão ficar curiosos pra saber quem é você. Imagina que interessante se vocês acabarem formando uma parceria.


9. Admita seus erros e siga em frente: Não existe nada mais bonito e inspirador do que ver alguém admitindo seus erros e tentando novamente. Errar faz parte do ser humano, então use isso a seu favor sim! Busque novas formas de chegar ao seu destino, novos conhecimentos e novas parcerias. Sempre que um resultado positivo surge de uma dificuldade, ela se torna um case de sucesso. Compartilhar isso pode de colocar um passo a frente, além é claro de poder contribuir para o crescimento dos demais.


Se você tem feito algo diferente ou conhece uma dica que possa ajudar, compartilhe! Deixe um comentário ou mande um e-mail para nós, adoraremos trocar uma ideia com você.


#PraCegoVer: Imagem de uma mulher sorrindo ao apertar a mão de alguém.


 

Por Brianne Rigotto

56 visualizações0 comentário
bottom of page