A importância da Comunicação

A comunicação é a base de tudo. E por mais simples que pareça, ainda precisamos nos manter em análise para continuar o desenvolvimento que nos trouxe até aqui.

Em sua definição, o ato de comunicar consiste o processo de troca de informações e está presente na vida do ser humano desde os tempos primórdios, sendo ela realizada através da fala, escrita e até mesmo de forma visual, utilizando se elementos simbólicos quando necessário.

A Comunicação Pessoal

Não adianta fugir desta etapa pois a primeira impressão é sempre a que fica, ou pelo menos é a que mapeia como as futuras relações tender a se tornar. Dessa forma, é muito importante que o seu comportamento visual esteja de acordo com a situação, pelo menos na primeira instância à sua apresentação. Por exemplo: você não irá a uma reunião com roupas de praia assim como não irá a um churrasco de amigos com trajes de gala.

A Comunicação Interpessoal

Muitas pessoas tendem a usar a frase Sou responsável pelo que digo e não pelo que você entende. Se você é uma delas, pare agora mesmo! Além de criar uma ilusão de deslocamento de culpa, esse tipo de atitude só gera desgaste e até mesmo retrabalho, principalmente se o assunto envolve processos e diretrizes primordiais tanto para uma atividade profissional como pessoal. Aqui vão 5 dicas rápidas de melhorar sua comunicação e evitar transtornos:

1. Tenha em mente a mensagem mais clara a transmitir, sendo o mais simples e direto possível.

2. Mantenha o aperfeiçoamento do seu vocabulário, mas transmita o conteúdo de forma compreensiva a quem irá recebê-lo.

3. Coloque-se sempre no lugar do receptor, questionando o entendimento daquilo que será transmitido se você estivesse na outra posição.

4. Observe como as pessoas se comunicam: Uma ótima e divertida forma de realizar esse exercício é através de filmes e séries, onde você pode analisar a reação dos personagens nas mais diversas situações.

5. Lembre-se sempre: Quanto mais eficiente a comunicação, menos tempo o ouvinte gastará tentando decifrar a informação, aumentando assim a taxa de agilidade no retorno das solicitações.

A Comunicação Organizacional

Existem três grandes pilares de comunicação nas empresas:

1. Comunicação Interna: Seu objetivo é criar e promover o diálogo entre os colaboradores além de manter saudável o clima organizacional. É através desta ferramenta que a informação chegará aos colaboradores e quando não é realizada de forma simples, direta e coesa poderá influenciar diretamente na forma como a informação será dissipada externamente.

2. Comunicação Mercadológica: Geralmente é realizada através de inúmeras ferramentas e pesquisas relacionadas ao marketing e a publicidade a fim de definir as estratégias que irão realizar a ponte entre a sua empresa e as demais.

3. Comunicação Institucional: É através da compilação de conteúdos sobre a organização que o entendimento sobre sua importância, gerenciamento e diretrizes são passadas ao público interno e externo.

Desde que o homem iniciou o aperfeiçoamento da sua comunicação, foi possível que a humanidade se desenvolvesse e conquistasse tudo aquilo que conhecemos hoje. Ela é uma das principais formas de mensurar nossa evolução como comunidade e como espécie, além de possibilitar o compartilhamento de informações que atualmente são essenciais em nossa vida.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações? Deixe um comentário ou mande um e-mail para nós, adoraremos trocar uma ideia com você.

#PraCegoVer: Imagem de pessoas sorrindo no entorno de uma mesa com livros.

#tearescola #tearensino #portaltear #tearescoladenegocios #comunicacao #comunicacaointerna #comunicacao #comunicacaomercadologica #comunicacaoinstirucional #feedback #responsabilidade #desenvolvimento

Por Brianne Rigotto

23 visualizações

Rua 1970, nº 70 - Centro

Balneário Camboriú-SC

contato@tearensino.com.br

(47) 3367-4466 | (47) 99683-1172

© 2020 All rights reserverd © TEAR - Escola de Negócios | Design by Mariane Tavares + briannstorm

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone