top of page

A importância da Adaptabilidade

Adaptabilidade é a capacidade de se adaptar às diferentes situações e cenários, e ela está presente na nossa história muito antes de nós como seres humanos.

A teoria da evolução é a nossa maior fonte de embasamento para afirmar o quão importante a adaptação é como característica natural de comportamento, nos mostrando através de estudos biológicos um gama quase infinita de cases sobre os aspectos de mudança dos seres vivos.

Seja na vida pessoal ou profissional a mudança é uma questão inevitável e dentro do mercado de trabalho aqueles que demonstram flexibilidade e adaptabilidade têm vantagem, já que essas são características cada vez mais valorizadas. Um exemplo disso: todos os colaboradores que em 2020 foram direcionados ao trabalho home office e rapidamente se adequaram, com certeza foram bem vistos por suas empresas e organizações.

Não adianta se apegar a ter melhores diplomas, mais experiência no mercado ou alto nível intelectual, se o seu conhecimento não for direcionado para superar as dificuldades quando necessário. Dessa forma, separamos algumas dicas para que você possa desenvolver sua adaptabilidade:

1. Entenda a mudança: Busque registros sobre o que desencadeou a situação, se ela já ocorreu de forma similar anteriormente e qual a projeção para ela. O bacana de saber se ela já aconteceu anteriormente é poder mensurar – mesmo que superficialmente – como ela pode se desenvolver dentro da situação atual, assim você pode se preparar melhor para as consequências que virão.


2. Mantenha-se aberto: Quanto mais dispostos estamos para ouvir e aprender mais chances temos de agir com racionalidade e inteligência emocional, aumentando sua resiliência.


3. Confie em você: Lembre de todas as vezes que você teve medo e seguiu em frente. Assim como usamos de nossos defeitos para evoluirmos, foram as qualidades que nos trouxeram até aqui. E uma coisa muito bacana de ter em mente é a inspiração que podemos ser para outras pessoas, então, não tem porque não sermos para nós mesmos.


4. Não se acomode: Por mais que as coisas pareçam ir bem e não exista de imediato uma necessidade de mudança, não quer dizer que você não possa ser pego desprevenido. Veja isso como uma oportunidade, pequenas falhas que são deixadas de lado hoje podem ocasionar um grande problema amanhã. Seja um agente de mudança e as corrija com cautela sempre que possível.

Se você tem feito algo diferente ou conhece uma dica que possa ajudar compartilhe! Deixe um comentário ou mande um e-mail para nós, adoraremos trocar uma ideia com você.

#PraCegoVer: Imagem de um camaleão verde andando em um teclado de computador.

 

Por Brianne Rigotto

149 visualizações0 comentário
bottom of page