top of page

A Importância do Job Description

A descrição do trabalho é um termo utilizado muito na etapa de seleção de um candidato a uma vaga de emprego e que vem tomando cada vez mais importância durante o período pós contratação.

O primeiro contato que temos com o Job Description é quando uma empresa anuncia uma vaga de emprego, pois nela podemos observar os requisitos, responsabilidades e informações adicionais sobre o cargo. O que muitas organizações acabam por esquecer é que essa é de certa forma uma grande publicidade para a marca, pois além de atrair candidatos que estão em busca de uma recolocação, esses anúncios são capazes de despertar o interesse de quem já está no mercado e até mesmo de atrair novos clientes.

Como montar um bom JD para recrutamento e seleção:


1. Título apropriado: Antes de simplesmente colocar o cargo como título é importante se perguntar se a nomenclatura escolhida está clara e objetiva. Por mais que a organização utilize de termos específicos internamente, é preciso ter a lembrança de que quem está de fora possa não compreender de imediato. Veja este exemplo: Assistente II de Marketing, a hierarquia interna e os níveis de conhecimento utilizados pela organização podem ser apresentados e explicados em uma entrevista, mas até que o candidato chegue a esta etapa, fica muito mais claro apenas o uso do termo Assistente de Marketing.


2. Descrição da empresa: Falar sobre a empresa é muito importante para conquistar as pessoas, pois, além do RH realizar a seleção do candidato, o candidato de certa forma também realiza a seleção das empresas onde gostaria de trabalhar e se desenvolver. Essa descrição não precisa contar toda a história da empresa, mas deve em sua essência remeter à cultura organizacional e o diferencial da organização.


3. Responsabilidades do cargo: Liste de forma resumida e clara as principais e mais recorrentes responsabilidades dentro da função e se possível em tópicos. Dessa forma, as informações não se misturam e podem ser melhor compreendidas por quem está fora da organização.


4. Qualificações obrigatórias: Da mesma maneira que as responsabilidades, as qualificações devem ser informadas de forma simples e direta. O uso de tópicos nesta categoria é muito relevante para que o candidato possa fazer uma análise comparativa com seu currículo e as necessidades da empresa.


5. Benefícios: Sempre que o um candidato está em dúvida sobre duas empresas, ele, com certeza, avaliará qual delas apresenta o melhor plano de benefícios como, vale-alimentação, transporte, plano de saúde e até mesmo descontos em redes variadas. Se a sua organização não possui um pacote de benefícios, está ai um ótima oportunidade para montar um plano de ação a respeito. E de qualquer maneira, flexibilidade de horário, disponibilidade de cursos e treinamentos e ambientes diferenciados também podem ser utilizados como benefícios.


6. Informações adicionais: Esse é o campo em que você pode incluir informações variadas e que são de fato relevantes para o candidato em processo de seleção, como por exemplo, para onde enviar o currículo e aos cuidados de quem.

Outro uso importante do Job Description é durante treinamentos de reciclagem, mudanças de organograma hierárquico e atualizações de procedimentos na empresa.

Como montar um bom JD para treinamentos de reciclagem:


1. Apresente o objetivo do Job Description: Não adianta apenas passar a informação e esperar que o colaborador compreenda sua importância sem que ele saiba exatamente para que serve o conhecimento que está recebendo, por isso, é sempre válido inciar essa etapa com uma breve explicação.


2. Explique a hierarquia: Além de suas responsabilidades, é necessário se fazer compreender como funciona o grande mecanismo da empresa e a importância de cada engrenagem no processo.


3. Defina o cargo na organização: São poucas as empresas que divulgam de forma geral a descrição de cada cargo na empresa, mas é inegociável que cada departamento conheça as funções e responsabilidades de cada membro, principalmente quem e porque as executa.


4. Esclareça a área de atuação do colaborador: Diferente da listagem que é feita em um recrutamento, aqui as responsabilidades e atividades da função devem ser descritas de forma completa e detalhada. Para facilitar o entendimento, nossa dica é separar as informações por categorias de atuação e dentro delas listar as informações, essa é uma boa forma de sanar alguma dúvida caso seja necessária a consulta posterior.


5. Anote as dúvidas e divergências: Esses momentos de treinamento e reciclagem são muito favoráveis para que você possa coletar informações e repassá-las aos responsáveis pelo novo modelo da empresa. É possível também, realizar um mapeamento sobre o entendimento e envolvimento do colaborador com a empresa, o que pode te ajudar posteriormente a realizar o feedback de desempenho do colaborador.

Ficou com alguma dúvida ou quer mais informações? Deixe um comentário ou mande um e-mail para nós, adoraremos trocar uma ideia com você.

#PraCegoVer: Imagem de pessoas no entorno de uma mesa olhando para um gráfico em pirâmide.

 

Por Brianne Rigotto

55 visualizações0 comentário
bottom of page