Dicas rápidas de Negociação

Independente da sua área de atuação, a negociação é parte natural para qualquer tipo de relacionamento. E para que as suas negociações sejam feitas de forma mais assertiva é necessário se aperfeiçoar constantemente e buscar dicas que possam favorecer o fechamento da negociação.

Depois de fazer a pesquisa e encontrar um possível parceiro é chegada a hora onde muitos ainda se sentem inseguros: a negociação. Separamos algumas dicas rápidas para você que você possa fazer uma reflexão sobre o seu posicionamento e te incentivar a buscar outras formas de se portar perante a negociação:


1. A primeira impressão é a que fica: É preciso ter atenção a esse ponto para qualquer área e/ou atividade durante toda a nossa vida, pois nem sempre temos a oportunidade de mudar a percepção que as pessoas têm de nós. Por isso, é muito importante que você preste atenção aos seus movimentos e sua forma de se expressar. Fale com clareza, mantenha a calma e a postura da forma mais adequada ao ambiente e a situação.


2. Conheça o território: É natural realizar uma pesquisa sobre o assunto em questão antes de realizar uma proposta, mas o que lhe garante uma vantagem é se aprofundar. Não adianta saber apenas o que está apresentado na zona básica do seu cliente, impressione com detalhes, vá a fundo e busque informações que podem provar que você realmente fez o seu dever de casa, mostrando-se como se já fizesse parte do lado do envolvido.


3. Mantenha-se aberto e improvise: Em muitos momentos você perceberá a necessidade de flexibilizar as suas ideias e até mesmo sua proposta para fechar uma negociação. Isso porque eventuais situações e inesperadas condições podem surgir, principalmente em meio a pandemia, onde muitas empresas estão ainda se adaptando aos modelos de trabalho com a equipe parcialmente remota por exemplo. Então, se adiante sempre que possível e não apenas em relação às objeções, mas também as dúvidas que podem surgir no caminho. Uma dica valiosa em relação a isso é sempre se colocar na posição do receptor antes de apresentar uma proposta e se perguntar se no lugar dele você compraria a ideia.


4. Seja claro na proposta: Quanto mais simples e direto você for ao explicar mas fácil será a compreensão para o receptor, e dessa forma, muito mais fluída e tranquila a negociação. Saiba perguntar e responder com atenção e cuidado para que todas as dúvidas sejam sanadas de forma onde os pontos vantajosos fiquem gravados como primeira informação na mente dos envolvidos.


Separamos também duas matérias onde você pode se aprofundar um pouco mais sobre o assunto:


1. Agora é o melhor momento para fazer negociações, Exame.


2. As 5 regras da arte da negociação que você precisa conhecer, Agendor.

E se você ficou com alguma dúvida ou quer mais informações, deixe um comentário ou mande um e-mail para nós, adoraremos trocar uma ideia com você.


#PraCegoVer: Imagem de um aperto de mão.

#tearescola #tearensino #portaltear #tearescoladenegocios #lider #lideranca #negociacao #negocios #dicas

Por Brianne Rigotto

18 visualizações

Rua 1970, nº 70 - Centro

Balneário Camboriú-SC

contato@tearensino.com.br

(47) 3367-4466 | (47) 99683-1172

© 2020 All rights reserverd © TEAR - Escola de Negócios | Design by Mariane Tavares + briannstorm

  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone