Primeiramente, o que é Governança Corporativa? É o sistema de práticas, regras e processos onde uma empresa é controlada e dirigida. Seu principal objetivo é equilibrar os interesses dos diversos stakeholders do negócio, como gerência executiva, clientes, colaboradores, comunidade em geral, entre outros.
Quais os benefícios da Governança Corporativa? Vou citar alguns deles, mas existem vários. Em primeiro lugar, melhora a gestão dentro do negócio, pois ajuda na definição de papéis e responsabilidades, focando em resultados sustentáveis. Em segundo lugar, a transparência e prestação de contas, divulgando informações contábeis e financeiras. Em terceiro lugar, a sustentabilidade: Empresas com governança corporativa sólida estão mais bem preparadas para enfrentar desafios, sejam econômicos e/ou sociais. Podemos citar também a responsabilidade, equidade e conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, entre outros.
Alguns anos atrás, nós implantamos uma consultoria em Governança num hospital com 720 colaboradores, incluindo 500 enfermeiros, 120 médicos e 120 profissionais administrativos. A Tear tinha um desafio nessa governança, de desenvolver um conselho de gestores, incluindo médicos, enfermeiros e pessoal administrativo. Sendo eles: mapear todos os processos e procedimentos, clarificar os papeis e responsabilidades de cada pessoa na sua função, desenvolver os líderes e criar todos os manuais e documentos das normas de gestão, entre outros.
Esse trabalho ainda, teve como base, o fortalecimento dos órgãos e dos instrumentos de gestão, que na época estavam fragilizados porque a empresa tinha perdido a eficiência da sua gestão e identificou na consultoria a empresa capaz de criar condições para que a empresa retomasse o seu caminho de organização e crescimento. E basicamente a Tear focou no fortalecimento dos papeis, das responsabilidades das pessoas a partir da definição dos órgãos, dos instrumentos de gestão e da definição do modelo de governança corporativa mais apropriado para essa empresa. Esse hospital é privado, só atendia pessoas particulares e planos de saúde.
Outro caso de governança corporativa foi numa importadora de papeis com 70 colaboradores e 30 anos no mercado, a gente focou em desenvolver um modelo de governança corporativa para sucessão de líderes que estavam na primeira geração e que iam ser sucedidos por líderes da segunda geração e não tinham o modelo de como isso ia acontecer, e quais habilidades e competências as pessoas deveriam ter.
A primeira providência da Tear foi criar um comitê de gestão, um conselho de gestores, esse conselho de gestores foi responsável por definir um plano de metas e esse plano de metas incluía a criação da própria governança corporativa, a definição do modelo de sucessão, a criação do plano de cargos e salários, a criação do plano de carreira, e tinha também a função de trazer uma profissional de DHO para tocar esse projeto.
Todos os casos de governança da Tear são alternados reuniões de consultoria, treinamentos e mentorias individuais para o desenvolvimento de habilidades e competências de algumas pessoas que são elegíveis para ocupar cargos importantes dentro do modelo que a Tear define.
A governança corporativa da Tear é uma reorganização na forma com que a empresa faz a sua gestão, como ela toca. Focando sempre na profissionalização da gestão através das metodologias ágeis. No caso das metodologias ágeis a Tear utiliza o sistema de gerenciamento de metas e divisão de papeis e responsabilidades em ciclos curtos de tempo, através de modelo de sprints e check-ins no qual as pessoas são organizadas em torno de metas com reuniões curtas, semanais, com a consultoria, ou entre eles os líderes e reuniões pequenas nos seus setores diariamente de aprimoramento e refinamento do modelo de liderança local.
A governança corporativa não pode ser vista apenas como uma exigência regulatória; ela é um componente para o sucesso e a sustentabilidade das empresas atuais. Negócios que priorizam uma governança são mais preparadas para enfrentar desafios e captar oportunidades. Através dos exemplos das empresas dos nossos estudos de caso, fica claro que investir em governança é investir num futuro sustentável e na integridade do negócio.
Se você deseja implementar ou fortalecer sua estrutura de governança corporativa, a nossa consultoria especializada está pronta para te ajudar.
Por que escolher nossa consultoria em governança corporativa?
Experiência comprovada: Mais de 360 consultorias empresariais feitas, ajudando a implementar melhores práticas em diversas áreas do negócio.
Soluções personalizadas: Adaptamos nossos serviços e conhecimentos às necessidades individuais do seu negócio.
Resultados mensuráveis: Nosso foco é em resultados tangíveis, que melhoram a transparência, a eficiência, a conformidade e o desempenho.
Entre em contato conosco hoje mesmo para saber como podemos ajudar o seu negócio.
Comments