Em especial para o dia das mulheres, fizemos uma lista das mulheres que marcaram a história.
1. Margaret Thatcher (1925-2013)
A primeiro mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra no Reino Unido.
Também conhecida como "Dama de Ferro" a governante foi uma grande defensora do liberalismo e teve como principal obstáculo em seu governo o grande índice de desemprego causado pela recessão. Mas também Thatcher foi a pessoa que passou amis tempo no cargo de primeiro-ministro durante o século XX.
2. Rosa Parks (1913-2005)
Ativista símbolo do movimento dos direitos civis dos negros nos EUA.
Rosa Parks acabou com a lei de segregação racial dos transportes públicos da cidade de Montgomery. Na década de 50 muitas cidades norte americanas mantinham essa lei a qual dividia os assentos entre "brancos" e "pessoas de cor", termo utilizado na época para se referir a afrodescendentes.
Em 1955, Parks se negou a ceder seu assento para um branco, e foi presa. O caso repercutiu, tendo a comunidade negra se negando a usar o transporte até que a segregação fosse encerrada.
3. Sofia Ionescu-Ogrezeano (1920-2008)
A primeira neurocirurgiã da história.
Sofia ingressou na escola de medicina de Bucareste e inicialmente estudou oftalmologia. Porém com o tempo, passou a afazer voluntariado para tratar prisioneiros soviéticos e ali começou a operar cirurgias de amputação. Durante os bombardeios de 1944 em Bucareste, por falta de cirurgiões disponíveis, ela foi obrigada a realizar um intervenção cirúrgica de emergência no cérebro de uma criança. A partir dai dedicou a vida a neurocirurgia.
4. Marie Curie (1867-1934)
Duas vezes vencedora do Prêmio Novel de Química.
A cientista polonesa foi a primeira mulher a ser enterrada no Panteão de Paris por méritos próprios. Não é por menos, já que foi a primeira em diversos aspectos: foi quem descobriu dois elementos da tabela periódica (Polônio e Rádio), quem descobriu a teoria da relatividade, foi a primeira professora admitida no Universidade de Paris e a primeira pessoa no mundo a receber o prêmio Nobel duas vezes.
por Micaella Leite
Comments