SAÚDE MENTAL NO TRABALHO

SAÚDE MENTAL NO AMBIENTE DE TRABALHO: CAUSAS, REPERCUSSÕES, CUIDADOS E INTERVENÇÕES. UMA COLABORAÇÃO DA PSICOLOGIA COM OS NEGÓCIOS


Em um mundo cada vez mais competitivo de negócios e profissões, o acúmulo de pressão e sustentabilidade do trabalho tem aumentado muito. Manter uma carreira estável hoje é, muitas vezes, sinônimo de estresse, ansiedade e dor psíquica tornando manter a saúde mental no ambiente de trabalho cada vez mais importante. Nos dias de hoje, estima-se que mais de 300 milhões de pessoas sofram ao redor do mundo com a depressão, sendo esta a principal causa de incapacidade no trabalho e outros tipos de atividades. Assim como mais de 260 milhões de pessoas passam seus dias enfrentando sintomas ansiosos, boa parte dessas pessoas convivem com os dois. Saúde mental e trabalho constituem uma relação séria e complexa. A empresa e seus gestores devem estar atentos aos sinais de colaboradores com possíveis transtornos psicológicos.

Por isso a importância do profissional de psicologia que atua no RH, ele deve estar atento ao desenvolvimentos dos funcionários, pois a saúde mental é sempre refletida no desempenho do colaborador. O colaborador deixa de cumprir prazos, muitas vezes se torna mais agressivo e menos tolerante com contato social. A relatos de burnout muito graves, onde o indivíduo não só abandona o trabalho mas também tem o contato com sua família e amigos prejudicado, por conta de sintomas depressivos e altos níveis de estresse. Para ajudar o colaborador a proteger sua saúde mental o psicólogo que atua no RH da empresa juntamente aos gestores devem fazer um diagnóstico de quais os fatores de risco e estressores que aquele ambiente em específico oferece para os colaboradores da empresa, a fim de reduzi-los, assim como promover a importância da saúde mental e ajudar a desenvolver aspectos positivos de caga colaborador.

Em uma entrevista para valor econômico o gerente de RH da AGREX do Brasil contou que no início da pandemia, os colaboradores da empresa começaram a apresentar desânimo e sinais de tristeza crônica, foi então que a empresa decidiu modificar seu ambiente e começaram a promover a saúde mental para seus colaboradores, por meio de jogos, novos benefícios para os funcionários, incentivam os colaboradores a procurar acompanhamento psicológico e em alguns casos até pagaram massagens para alguns funcionários. As faltas e baixo desempenho que os colaboradores estavam apresentando logo voltaram ao normal e depois de alguns meses a empresa relatou ter resultado positivos nos negócios melhores que antes da pandemia.

A prática adotada pela AGREX deixa evidente que o RH que promove a saúde mental dentro do ambiente de trabalho gera mais resultados não só financeiramente mas também impacta de maneira muito positiva a vida dos colaboradores.

Yuri Rocha de Cristo Leite




11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo