top of page

Segredos que a "Série The Chosen” ensina sobre negócios e liderança, mas você provavelmente ainda não sabia


Imagem da série The Chosen, disponível na Netflix



A série "The Chosen" fala principalmente do Novo Testamento da bíblia. A partir de uma perspectiva única, destaca não apenas os eventos e personagens, mas também a gestão e liderança presentes nas narrativas. A série apresenta lições valiosas que podem ser aplicadas no dia a dia e até mesmo no mundo dos negócios. Listei 7 lições que a podemos aprender, sendo elas:


1.Empatia e compaixão: Jesus trata seus seguidores com empatia e compaixão, entendendo suas dores e necessidades. Ele direciona cada membro de acordo com seu chamado, e, se necessário, mentorando-os individualmente.


2.Formação de equipe: Jesus ensina sobre a importância de formar uma equipe diversificada, formando uma equipe com habilidades necessárias para os desafios que enfrentarão. Isso demonstra como as diferenças se complementam e podem fortalecer o todo, promovendo o respeito e admiração entre os membros da equipe, alinhando Objetivos e Superando Diferenças. Jesus fez através do discipulado em alguns homens simples, grandes apóstolos e transformadores da história.


Exemplo de diferenças de alguns dos seus discípulos: João, por vezes arrogantes; Maria Madalena, presa aos traumas; Mateus, carregando a rejeição; Simão Zelotes, índole inflamada; Tomé, cético. Cada discípulo representava não apenas um desafio, mas uma oportunidade única de crescimento e realização. André:  metódico e previsível. Felipe:  sistemático. Simão Pedro, impulsivo; Tiago, com complexo de inferioridade;


A habilidade de Jesus em enxergar além dos problemas individuais de seus discípulos, onde ele recrutou não apenas por necessidade, mas também transformou esses desafios em oportunidades para que cada membro da equipe alcançasse seu potencial máximo.


3.Missão, Visão e Valores: Jesus enfatiza a importância de uma visão clara e um propósito definido na liderança e através de seu exemplo pessoal, onde motivava pessoas a segui-lo.


4.Tomada de decisão ética e humildade: A série mostra como as decisões impactam não apenas o líder, mas também aqueles ao seu redor. Jesus ensinou que a humildade é uma qualidade essencial para um líder e nos ensina que aquele que quiser ser grande deve ser o servo de todos.


5.Comunicação eficaz: A comunicação de Jesus é de forma clara, impactante mansa e humilde, tendo como consequência inspirar, motivar e instruir outros. Comunicar com autoridade, coerência e uma postura que condiga com a sua posição.


6.Liderança: Na série, Jesus lidera com palavras e com ações. Tendo humildade, compaixão e seguindo princípios éticos e valores. Jesus também sempre valorizou as pessoas ao seu redor, ouvindo suas histórias, ajudando-as em suas dificuldades e necessidades. Qualquer líder também deve valorizar e se importar com as pessoas que lidera.


7. Excelência: Jesus fazia tudo com excelência. Sua liderança era excelente, uma vez que fazia tudo para a glória do seu Pai e para cumprir a vontade Dele.


A partir da série "The Chosen" podemos aprender não apenas uma representação fiel das histórias bíblicas, mas também valiosas lições sobre gestão e liderança. Sendo que a liderança implica em saber ouvir, motivar, servir e inspirar as pessoas ao seu redor. Cuide de sua equipe, estabeleça metas claras e seja um exemplo de conduta ética e justa. Não se esqueça de que é importante valorizar e respeitar cada membro do seu time.


Bônus: Versículos bíblicos sobre negócios

1. “Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar.” – Josué 1:9

2. “Quem quiser tornar-se importante entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo de todos.” – Marcos 10:43-44

3. “O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau tira coisas más do mau tesouro do seu coração, pois a boca fala do que o coração está cheio.” – Lucas 6:45

4 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page