Sucessos na Gestão de Projetos na Metodologia Ágil!

Quando se adota a gestão dos projetos internos a organização na metodologia ágil, se busca na verdade a otimização dos esforços na busca de resultados superiores, melhores do que se obteriam sem a referida técnica de gerenciamento. Um dos requisitos essenciais para que haja sucesso na condução de um projeto ágil é que este esteja alinhado aos reais interesses da organização, que haja uma relação direta com os objetivos estratégicos. Levando-se em conta que os projetos podem representar uma vantagem competitiva em mercados cada vez mais competitivos, para que ocorra o sucesso destes projetos são necessários dois componentes: a eficiência na capacidade de implantar uma cultura ágil e a efetividade deste processo.

Por vantagem competitiva entende-se a capacidade da organização transformar seus ativos – a soma de todas as suas capacidades, em um diferencial que seja notado, percebido e valorizado pelos clientes, e que em contraste gere um posicionamento estratégico e uma percepção de valor. Notadamente, a efetividade na condução de uma abordagem ágil, está relacionado com:

Capacidade do gestor de projetos – Master, de identificar, negociar, mediar e integrar diversas restrições do projeto em que trabalhará.

As ações das pessoas, como o espírito de equipe, envolvimento pessoal e abertura para o trabalho em equipe que apesar de pertencerem ao âmbito do indivíduo, constituem o coletivo no âmbito do projeto.


Alguns estudos científicos mencionam que sucesso é uma decorrência de uma soma de fatores, incluindo o conhecimento adequado da ferramenta ágil e os instrumentos de gestão e controle decorrentes, o papel do gestor de projetos (Master Scrum ou OKR) como líder maior, a formação de uma equipe de desenvolvimento atuante e engajada no propósito, a disciplina das reuniões de sprints ou check-ins periódicas e fiéis a metodologia ágil.



2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo